Para nós, adultos, a resiliência é a habilidade de enfrentar adversidades que se apresentam ao longo da vida, fazendo delas oportunidades de crescimento e aprendizado. No universo infantil, a aplicabilidade não é diferente. Para os pequenos, a resiliência está diretamente ligada à busca de soluções imediatas que fazem parte do seu meio (como entender como usar um brinquedo novo), mas a longo prazo isso ajuda a saber administrar sentimentos como o estresse e a ansiedade.

Desafios e obstáculos infantis

Por absorverem a realidade à sua volta, os momentos traumáticos e difíceis de conviver inerentes à vida adulta também impactam no emocional da criança, deixando-a suscetível à dor e sofrimento. Porém, por estarem em pleno processo de desenvolvimento de suas habilidades emocionais e expressão, os pequenos não conseguem, muitas vezes, expressar de maneira clara seus sentimentos. Por isso, o incentivo à resiliência é tão importante.

A resiliência e o brincar

É no ato de brincar que a criança descobre a si mesma, as outras pessoas e o mundo. Durante esse processo de descoberta uma coisa muito importante, ligada à resiliência, acontece: elas testam e mudam seus limites a todo momento. Brincando, as crianças desenvolvem habilidades sociais importantíssimas, como organizar o tempo, negociar a tomada de decisão com o outro, construir relações sociais saudáveis, aprender a dominar a frustração quando perdem ou quando não entendem um jogo etc. Esses são aprendizados que fazem parte do amadurecimento emocional do ser humano e que contribuem, substancialmente, para o desenvolvimento da resiliência.

Estimulando a resiliência nas crianças

Não. Ela não é uma aptidão nata e muito menos uma questão genética. A resiliência precisa ser ensinada e incentivada nas crianças desde cedo, caso contrário ela pode não se desenvolver de forma saudável.

Mas se para essa lição você só consegue imaginar sermões e discursos sobre as dificuldades da vida, saiba que você está enganado. É possível ensinar às crianças a serem resilientes fazendo o que elas mais gostam de fazer: brincar. 

Confira abaixo três brincadeiras que auxiliam no desenvolvimento emocional saudável dos pequenos:

1. Improvisação

No meio de uma brincadeira, mude o personagem ou o brinquedo e veja como seu filho reage a isso. No processo, estimule-o a criar caminhos e soluções alternativas à mudança.

2. Um pouco de desafio, um pouco de sorte

Utilizar jogos que misturam estratégia e um pouco sorte são ótimas maneiras de mostrar que nem tudo está sob nosso controle, mas que é completamente possível se adaptar às circunstâncias.

3. Brinque com o tempo

Brincadeiras de longo prazo são perfeitas para ensinar lições sobre o imediatismo. Por isso, invista em brincadeiras que demandam longos minutos para serem concluídas, como fazer atividades com tinta ou de papel-machê (que precisam de um tempo para secar); montar quebra-cabeças de maior número de peças;  plantar uma semente na horta ou um feijãozinho no algodão, entre outras atividades.

Nem sempre será fácil ensinar para o seu filho sobre resiliência mas, quando se trata do universo infantil, reconhecer os aprendizados que a brincadeira traz em diversos setores da vida do seu filho, incluindo o desenvolvimento emocional, pode te ajudar a criar adultos muito mais fortes.