Entre no clima e reúna a criançada para participar de atividades divertidas com esse tema

“Pula a fogueira, iaiá! Pula a fogueira, ioiô!”
Tá chegando a temporada de festas juninas e já começam os preparativos para fazer uma das celebrações mais queridas entre os brasileiros. Todos estão pensando nos detalhes da decoração do ambiente, no cardápio de comidas temáticas, nos figurinos e também nas gincanas e brincadeiras para divertir a garotada.

Esse período de festa é um ótimo momento para reunir familiares e amigos para uma tarde de muita diversão. Para deixar o seu arraiá ainda mais animado, você pode propor uma série de atividades temáticas e muito divertidas.

Participar das festividades juninas, contribui para que as crianças criem laços afetivos e boas memórias com as pessoas queridas que estão a sua volta.

Fazendo a festa junina dentro em casa

Para a família que deseja celebrar o São João dentro de casa, a diversão também está garantida. Para entrar no clima da comemoração, reúna todo mundo para planejar os preparativos de uma tarde com muita música tradicional, danças, comidinhas gostosas e divertidas brincadeiras.

Procure propor diferentes atividades para todos se divertirem juntos. Confira as nossas sugestões:

01 Pescaria

Uma das brincadeiras de festa junina mais tradicionais é a pescaria. Então, ela não pode ficar de fora da sua lista.

Use a imaginação e improvise. Com a ajuda dos pequenos, vocês podem montar a sua própria pescaria. Deixe tudo mais divertido e sugira fazer peixinhos com papéis ou cartolina; e a varinha com palitos de churrasco. Deixe tudo bastante colorido e lúdico para atrair a criançada.

02 Derrubando a lata

Outra gincana muito divertida é a já conhecida “Derrubando a lata”. Nada mais é do que fazer uma pilha de latas e começar a brincadeira. O intuito é derrubar todas com uma bolinha de uma única vez.

É bem simples e prático. Para deixar mais legal, você pode customizar as latas, desenhando carinhas engraçadas.

03 Jogo das argolas

Ótima opção para quem busca por brincadeiras práticas. É fácil: você precisará de algumas argolas, que podem ser feitas com papéis e papelões, e alvos, que podem ser garrafas pets ou rolos de papel toalha.

Como sempre, o que vale é soltar a imaginação.

04 Dança das cadeiras

Está na hora de colocar a criançada para dançar! A brincadeira é muito fácil de reproduzir dentro de casa.

Ela consiste em fazer uma roda com uma quantidade de cadeiras menor do que o número de participantes da gincana. Coloque uma música para tocar e, sem avisar, dê o pause. O jogador que não conseguir se sentar na hora deve sair da brincadeira e outra cadeira deve ser retirada. Vence quem conseguir sentar em todas as rodadas.

05 Bingo

E que tal juntar todo mundo para fazer um bingo? Toda festa junina tem que ter!
Na internet você pode encontrar uma série de cartelas para imprimir e usar na sua brincadeira.

Use feijões para marcar os números sorteados, assim é possível reaproveitar o material mais vezes. A diversão será garantida.

Fazendo a festa junina ao ar livre

Tem muitas brincadeiras que ficam ainda mais divertidas quando realizadas ao ar livre. Com elas, a sua festa junina pode ser mais alegre. Confira as opções.

01 Cabo de guerra

O cabo de guerra é uma atividade que promete agitar a galera. Tá liberado para todo mundo. Todos podem participar, independente da quantidade de participantes ou faixa etária.

Você só vai precisar de uma corda bem resistente. Separe o pessoal em dois times, risque uma linha no chão e comece a brincadeira. O objetivo é puxar a corda de modo que o time adversário seja puxado junto com a corda, até passar pela linha demarcada.

02 Ovo na colher

A corrida do ovo na colher é uma boa opção para quem quer se divertir. A brincadeira pode ser bem interessante para muitas pessoas. A proposta é atravessar uma distância pré-estabelecida com uma colher na boca equilibrando o ovo. Ganha quem chegar primeiro sem derrubar o ovo no chão.

03 Cobra-cega

Que tal brincar de cobra-cega com os pequenos? A brincadeira é muito simples de fazer e pode gerar boas gargalhadas entre os participantes. A ideia é vedar os olhos de alguém com um pedaço de pano. A pessoa deve procurar pelos outros e agarrar a próxima “cobra-cega”.

04 Corrida de bexigas

A corrida de bexigas promete boas risadas entre os participantes. A gincana é feita em dupla e a bexiga deve ser posicionada entre as duas pessoas, que devem percorrer o percurso sem derrubá-la ou deixá-la estourar.

05 Corrida do saci

Outra brincadeira que está sempre presente nas festas juninas é a corrida de saci. Ela é bem famosa e consiste em correr com uma perna só um por caminho já determinado.

Para tornar todas essas brincadeiras ainda mais memoráveis para os pequenos, que tal oferecer um prêmio para os ganhadores? Nossa dica é presentear quem vencer a gincana ou o bingo com algum jogo que seja interessante para diversas faixas etárias, como:

  • O Desafio do Equilíbrio, que propõe o desafio de empilhar as peças sobre uma base, sem deixar a torre cair, e pode ser jogado em equipe.
  • O Efeito Dominó, um conjunto de peças a serem enfileiradas de modo que sejam derrubadas sequencialmente, causando uma reação em cadeia.

As festas juninas podem trazer muitas memórias felizes para os pequenos, unindo toda a família em um dia de muita diversão e gargalhada. Além do momento da festa, lembre-se que a preparação para ela também pode render muita conexão e diversão. Desde a escolha dos trajes até a montagem do ambiente, com bandeirinhas e balões de papel, tudo pode ser feito com a participação ativa das crianças.

Cada momento dedicado a criar memórias afetivas vale a pena, elas serão lembradas durante toda a vida. Portanto, proporcione essa alegria para a criançada sempre que for possível!