Incentivar as crianças a participarem das preparações para a data pode ser uma forma divertida de reforçar valores de amizade e convivência em família

Com a proximidade do final do ano, começa a preparação para as festas, em especial a comemoração do Natal. Independente da orientação religiosa da família, todos lembramos essa época como um momento de fechamento de ciclos e de proximidade entre pessoas queridas com sentimentos de fraternidade, amizade e esperança.

Costumamos recordar o Natal na infância como um dia especial de reunir a família, comer comidas boas e ganhar presentes. Por isso, é comum os pequenos acumularem grandes expectativas ao longo do ano para a ceia natalina. Mas muito além do consumo e das trocas materiais, a data é uma ótima oportunidade para criar memórias inesquecíveis com as crianças, que se lembrarão de todo o carinho que receberam para o resto da vida.

Até a chegada do dia 25 de dezembro, é possível engajar os pequenos em uma série de atividades para deixar a casa pronta para essa data tão aguardada por todos nós! 

Confira a seguir algumas atividades que podem ser realizadas para esperar o Natal:

Montar a árvore de Natal

Em várias culturas, montar a árvore de Natal é uma das maiores tradições dessa data. Para os antigos povos europeus, as árvores eram um símbolo de prosperidade, em especial as árvores que tinham folhas verdes durante o ano todo. A tradição de deixá-las dentro de casa tinha o objetivo de atrair a prosperidade. 

Convide os pequenos para ajudarem a decorar a árvore de Natal, usando a criatividade! Você pode propor decorações “temáticas”, escolhendo um motivo principal para a árvore, como estrelas, flocos de neve, papais-noéis, renas, ou misturar tudo o que tiver disponível. Também é possível pedir para as crianças confeccionarem enfeites feitos de papel, isopor, decorados com tintas, purpurina e o que mais elas quiserem aplicar. 

Esse ano, a Lume quer dar uma força para a sua decoração natalina! Durante o mês de dezembro, em cada pedido de brinquedo feito no site, enviaremos uma linda estrela ou lua de madeira para o seu filho pendurar na sua árvore de Natal!

Criança coloca estrela da Lume na árvore de Natal

Amigo Secreto

Essa é uma das dinâmicas mais praticadas no Natal entre os adultos, e que também pode incluir as crianças. Elas podem participar na roda de amigo secreto ou ajudarem a escolher os presentes que serão dados pelos pais, ou então ajudarem a empacotar os presentes com papel colorido e enfeites bonitos. No dia da comemoração – se houver reunião presencial – os pequenos podem participar da entrega ajudando a adivinhar quem são as pessoas a partir das dicas. 

Cartinha para o Papai Noel

Se a criança já sabe escrever, incentive ela a enviar uma carta para o Papai Noel! Ela pode contar para o bom velhinho tudo o que fez de bom naquele ano e dizer o que gostaria de ganhar. Essa pode ser a chance de os pais realizarem de alguma forma o sonho que elas contaram na carta, além de fazer os pequenos refletirem sobre o que aconteceu ao longo do ano. 

Também é possível levar a criança junto para escolher uma carta para o Papai Noel escrita por uma criança carente, que são normalmente disponibilizadas pelos correios ou centros comunitários ou religiosos. Essa é uma forma de engajar os pequenos a fazerem algo legal e terem empatia com uma criança da mesma idade que vive em outra realidade. 

Fazer decorações natalinas com papel e materiais reutilizados

O Natal está chegando, mas a sua casa ainda não tem todas as decorações? Que tal reaproveitar papéis e sucatas para um projeto criativo? As crianças podem aprender a fazer a decoração natalina utilizando materiais recicláveis que estiverem disponíveis. Além de ser uma ideia mais sustentável, elas podem se divertir sendo criativas e contribuindo para o alimentar o espírito festivo dentro de casa.

Fazer bolachas decoradas de Natal

Quem se lembra das bolachas decoradas de Natal que as mães ou avós costumavam fazer? Assar bolachas e biscoitos e depois decorá-los faz parte da tradição de algumas famílias, ou podem servir para iniciar um novo costume.

Convide os pequenos para ajudar na decoração das bolachas. Não há limites para a criatividade natalina!

Separar brinquedos e roupas que não utiliza mais

Uma das principais mensagens do Natal é a solidariedade e o amor ao próximo. É interessante despertar nas crianças a consciência de que assim que elas ganham novos presentes, os brinquedos e as roupas que elas não usam mais podem fazer outras crianças muito felizes. 

A criança pode escolher junto com você os itens para doação. Aproveitem para relembrar os bons momentos que viveram com aquela peça de roupa ou brinquedo. Isso ajuda elas a valorizarem o que têm e a se despedirem daquele objeto, ensinando o desapego. 

Passear pela cidade para ver as luzes e decorações de Natal

Em muitas cidades é tradição ter lugares públicos super decorados para o Natal, ou ver as pessoas colocarem luzes nas fachadas das casas por volta dos bairros. Fazer uma caminhada em família nesses lugares que estiverem mais decorados para a data, ou levar todo mundo em um passeio de carro para apreciar a magia do Natal pode ser um ótimo programa em família. Se houver músicas natalinas tocando, melhor ainda para elevar o clima!

Montar seu próprio presépio ou vila de Natal

Ainda dentro das preparações natalinas que as crianças podem fazer, está a tradição do presépio. As crianças podem ser muito criativas montando a sua própria versão do presépio, que pode ser feito de papel, bonecos de gesso pintados à mão, velas, brinquedos, e o que mais estiver à disposição.

Com os brinquedos da Coleção Mundo Lume, por exemplo, os pequenos podem montar um presépio lúdico, uma vila de Natal, uma fábrica de brinquedos, a casa do Papai Noel e o que mais elas imaginarem.

Uma vila de Natal montada com peças de brinquedos da Coleção Mundo Lume.

Escrever cartões de Natal para a família e amigos.

Ainda dentro das opções de projetos artísticos que as crianças podem fazer para o Natal, está a confecção de cartões personalizados para presentear os familiares e os amigos. Além de estimular a criatividade e as habilidades motoras para recortar, pintar e colar, as crianças que já sabem escrever podem compor mensagens para cada pessoa que desejarem presentear, construindo relações de amizade e lembrando de quem faz parte da vida delas.

Por fim, não esqueça que o Natal pode ser uma data importante para estreitar os laços de família, unindo adultos e crianças em um dia especial e festivo. Com certeza, as melhores memórias da infância são construídas em momentos felizes e de união entre todos.