Ideias para brincar com as crianças durante as férias

Com a chegada do final do ano, das férias escolares e do período de recesso nas empresas, em geral, todos nós temos também uma boa oportunidade de passar mais tempo em família. Para as crianças, esses momentos são cruciais para estreitar os laços, criar boas memórias e se divertir brincando com os pais, outros parentes e amigos. 

Para aproveitar bem esse tempo de forma lúdica, preparamos algumas sugestões de brincadeiras que podem ser realizadas com pouco preparo, em lugares e situações diferentes, que são comuns de acontecerem no final do ano. Confira em seguida:

Brincadeiras ao ar livre

Seja no pátio de casa, na praia, no campo, ou onde tiver um espaço aberto – melhor ainda se for em meio à natureza –, brincar ao ar livre é sinônimo de liberdade e movimento para as crianças. Aproveite o bom tempo para propor atividades que movimentam o corpo e que sejam divertidas e cativantes. Veja as nossas sugestões:

Siga o mestre

Esse jogo, com certeza, fez parte das memórias de muitos pais. A brincadeira consiste em primeiro escolher um “mestre”, que irá dar ordens para os outros participantes, que terão que cumpri-las, ou então serão desclassificados. Quando a pessoa escolhida disser “o mestre mandou…”, em seguida da ordem, os outros terão que obedecer imediatamente. É possível ordenar coisas como agachar, ficar em um pé só por um minuto, dançar, correr, parar como uma estátua, e o que mais o mestre criar no momento. Além de divertido, esse jogo auxilia no pensamento rápido e na atenção dos pequenos. 

Caça ao tesouro

Nessa brincadeira, é preciso esconder em algum lugar um “tesouro” que seja do interesse das crianças, e dar pistas para que elas o encontrem. A diversão está mais na procura e nas reviravoltas ao longo do caminho antes de descobrir o prêmio. Para a brincadeira ficar mais interessante, invente uma narrativa misteriosa que pode envolver piratas, reis, princesas, alienígenas, entre outros, e dê pistas interligadas que levarão até o objetivo. Observe os pequenos entrarem no clima, provavelmente eles se sentirão engajados e entrarão de cabeça na procura!

Bexiga d’água 

No verão, qualquer atividade que envolva água é mais do que bem-vinda. Para fazer uma atividade refrescante, que tal encher balões de borracha com água e propor uma “guerra de bexigas”? Também dá para encher uma bexiga mais fina com bastante água e ficar passando ela de mão em mão como uma verdadeira “bomba” que pode estourar a qualquer momento. Faça times, crie regras e entre na diversão!

Esconde-esconde

Essa brincadeira é uma das mais conhecidas por todas as gerações. Uma pessoa fica responsável por contar até 10 enquanto as outras se escondem. Enquanto quem pega está procurando, as outras podem se dirigir até o local onde foi feita a contagem para se salvarem. Quem for pego primeiro ou por último será o próximo a procurar. A vantagem de realizar essa brincadeira em um espaço ao ar livre é proporcionar a exploração do espaço e as descobertas dos melhores esconderijos. 

Bolhas de sabão

Brincar com bolhas de sabão é algo encantador para qualquer idade. É possível misturar água e detergente em casa para soprar as bolhas com o auxílio de um arame em formato de círculo, embora os produtos prontos para fazer bolhas também sejam bons. Observe se as crianças possuem alguma alergia ao sabão ou aos componentes das fórmulas nas embalagens. Aproveite dias ensolarados ao ar livre para fazer bolhas grandes com várias cores refletidas pela luz! As crianças ficarão encantadas!

Brincadeiras em casa

Mesmo quem optar por não sair de casa pode se divertir muito. Em locais fechados, também é possível fazer várias brincadeiras e aproveitar os dias de folga com as crianças. Olha o que é possível fazer:

Telefone sem fio 

Essa brincadeira é um clássico, e que faz sucesso com várias gerações que a conhecem, sendo muito fácil de fazer. Coloque os participantes em um círculo, e uma das pessoas iniciará o jogo ao sussurrar uma palavra no ouvido da próxima ao lado, no sentido horário ou anti-horário. Esse participante passará a palavra adiante, sempre falando baixo ao ouvido do próximo colega. Quem ficar por último verá dizer a palavra que ouviu, que provavelmente não terá relação alguma com a palavra original. É possível que todos deem muitas gargalhadas!

Jogo do algodão

Esse jogo pode ser novidade para algumas pessoas. Para a brincadeira, coloque a criança vendada diante de uma mesa com duas vasilhas iguais, uma contendo algodões em formato de bolinha, e a outra água. Com um pegador, a criança deve tentar pinçar uma bolinha de algodão e colocá-la dentro da vasilha com água, usando apenas uma mão. Ganha quem conseguir colocar mais algodões na água. Como é difícil perceber o espaço, esse é um grande desafio.

Concurso de poses

Que tal utilizar a tecnologia dos celulares para uma brincadeira ativa e divertida? Só precisa de um dispositivo com câmera funcionando. Você pode baixar uma cartela de desenhos com posições corporais como sugestão que as crianças terão que imitar ao posar para as fotos. Vale descobrir poses bem engraçadas e inusitadas. Ganha quem conseguir ser mais fiel à referência original. Muito provável que seja um dia superdivertido e com muitos risos!

Desafio do equilíbrio

Essa é uma brincadeira para render bons momentos de descontração, e que pode envolver adultos e crianças de várias idades. O desafio do equilíbrio da Lume consiste em um conjunto de peças de tamanhos e cores distintas que podem ser empilhadas de forma livre. Perde quem derruba todas as peças. 

O desafio do equilíbrio é um ótimo jogo para crianças e adultos

Montar circuitos

Montar circuitos complexos que fazem um caminho no espaço é algo que as crianças assistem muito em desenhos e vídeos na internet. Mas que tal fazer isso em casa? A Lume tem uma coleção de brinquedos para montar circuitos com peças de madeira compatíveis entre si. É possível misturar os kits e formar novos circuitos mais incrementados e criativos. É diversão sem limites!

Com os kits da Lume, é possível construir circuitos complexos dentro de casa

Inventar formas

Que tal incentivar os pequenos a exercitarem a criação e a montagem de novos objetos? Além de divertido, esse pode ser um bom exercício para despertar conhecimentos básicos de trabalhos manuais, engenharia, mecânica, etc. A coleção inventando da Lume oferece uma variedade de peças intercambiáveis, que podem ser usadas para criar novos robôs, carros, oficinas, e outras criações inéditas! Experimente montar algo e pedir para quem estiver junto adivinhar o que é ou então sugerir um tema para que todos construam algo a partir dele.

Que tal criar algo novo com a coleção inventando? Ganha quem montar o objeto mais inusitado!

Brincadeiras dentro do carro

Durante a viagem de carro com a família, é possível fazer algumas brincadeiras para distrair as crianças e espantar o sono dos adultos que estão dirigindo. Nesse ambiente pequeno e apertado é mais fácil fazer brincadeiras que usem apenas a fala e que estimulem a interação entre as pessoas, a linguagem e a imaginação. 

Invenção de histórias

As crianças adoram histórias, em especial quando podem criá-las. Assim, elas podem colocar sua criatividade em prática para construir um conto de forma oral. Utilize elementos da viagem, como por exemplo a paisagem ou os sons, para construir a narrativa. Cada participante pode ficar responsável por inventar um trecho do que acontece na história, por exemplo:

Pessoa 1: era uma vez uma casa azul

Pessoa 2: era uma vez uma cassa azul onde morava um senhor

Pessoa 3 era uma vez uma casa azul onde morava um senhor e seu cachorro

E assim em diante, até chegar no destino da viagem, ou bater o cansaço.

Contar os carros

Na falta do que fazer em uma viagem longa, melhor usar o ambiente como aliado. Faça uma competição para ver quem consegue contar mais carros em um limite de tempo. Crie regras diferentes, como contar apenas os carros pretos, ou carros vermelhos, ou carros de certa marca/modelo, ou placas que começam com A ou B. Use como critério o que chamar mais atenção.

Observar a paisagem

Apreciar a paisagem do caminho faz parte da viagem. Estimule as crianças a falarem sobre o que estão vendo: montanhas, nuvens, casas, flores, estradas, animais, e o que encontrarem. Isso ajuda a distrair e despertar a curiosidade. 

Jogo de palavras

Existe uma variedade grande de jogos de palavras que podem ser feitas com as crianças. Um dos métodos mais comuns é falar palavras que tenham conexões entre si. Por exemplo, o primeiro jogador diz “panela”, o segundo “fogão”, o terceiro “comida”, e assim em diante. Outra possibilidade é falar palavras que comecem com a última letra da palavra anterior, ex: “amor”, “rima”, “arvore”, “elefante”, “espelho”, e etc. A graça é descobrir palavras novas ao longo do caminho, ou então, ficar totalmente sem palavras.

Quem sou eu?

Essa brincadeira exige um pouco de preparo, mas pode ser feita dentro do carro. Antes da viagem, anote em papeizinhos nomes de celebridades conhecidas por todos e depois sorteie os nomes dentro do carro colando os papéis nas testas das pessoas, de forma que elas não o leiam. O primeiro participante pergunta “quem sou eu?” para os outros, que passam a dar dicas. Ganha quem adivinhar mais rápido quem é.

As brincadeiras que falamos nesse texto não precisam necessariamente ser realizadas apenas nos espaços sugeridos, sendo possível colocá-las em práticas em mais de uma situação. O importante é aproveitar o tempo de convivência para propor atividades lúdicas que aproximem a família e fortaleçam os laços, além de serem muito divertidas! Aproveite!