A importância dos brinquedos sustentáveis para a educação e o desenvolvimento das crianças

Quem tem na família um brinquedo de madeira que faz parte das brincadeiras de várias gerações, tem memórias afetivas e cuidado sendo compartilhados.

As marcas que aparecem na madeira com o seu uso contam histórias. As brincadeiras representam momentos de conexão e diversão. E a durabilidade dos bens que utilizamos no dia a dia é um dos pilares da sustentabilidade.

A conscientização sobre sustentabilidade é um tema que muitos pais e tutores desejam passar às crianças, para que elas tenham chances de um futuro menos incerto em relação ao meio ambiente. 

Uma forma eficaz de elas aprenderem, desde cedo, a usar os recursos naturais com responsabilidade é nos pequenos exemplos do dia a dia, o que inclui a opção por brinquedos sustentáveis. 

Um fato que chama bastante atenção ainda hoje é o grande número de brinquedos feitos com materiais que podem ser nocivos à natureza, caso sejam descartados de forma incorreta, e que possuem substâncias nocivas à saúde, por exemplo os plásticos e eletrônicos. Além disso, o ciclo de vida desses brinquedos costuma ser reduzido, o que incentiva as pessoas a comprarem novos itens. Muitos são projetados sem levar em conta a possibilidade de conserto, usualmente  não é possível encontrar peças de reposição e o único destino após o fim de sua vida útil é o lixo.  Como resultado, os brinquedos descartados acabam acumulando cada vez mais resíduos em aterros sanitários e no meio ambiente.

Para Nicole Berndt, criadora do @casasemlixo, o brinquedo feito de plástico nem sempre tem uma boa durabilidade, seja de funcionalidade ou de material. O estímulo sensorial de um produto de plástico é pobre em relação a brinquedos cujo material vem da natureza, como os de madeira, e, além disso, nem sempre é durável, não sendo possível passá-lo para outras crianças ou novas gerações.

Por essa razão, devemos proporcionar aos pequenos brinquedos sustentáveis e com um ciclo de vida maior, mais duráveis, contribuindo com a conservação dos recursos naturais com os quais eles foram fabricados. Os brinquedos que duram passam de avós e avôs para netos e netas, de mães e pais para filhos e filhas, de amigos para amigos, ensinando para as crianças a noção de continuidade e de renovação dos ciclos. E, claro, transmitindo memórias afetivas.

Brinquedos sustentáveis

O desenvolvimento sustentável consiste em proporcionar que o uso dos recursos naturais no presente não comprometa as necessidades de recursos das gerações futuras. Já o conceito de sustentabilidade é  composto pelos pilares econômico, ambiental e social. Isso significa que esses três aspectos devem estar em harmonia para garantir que o desenvolvimento econômico esteja acompanhado da conservação dos ecossistemas, e da justiça social. 

Quando falamos de brinquedos sustentáveis, dentro dessa lógica, isso indica que eles devem respeitar esses três parâmetros, levando em consideração toda a cadeia produtiva. 

Na Lume, estamos constantemente buscando melhorias para que a produção seja o mais sustentável possível, também respeitando as normas e legislações vigentes. No aspecto social podemos destacar nosso compromisso com a equidade de gênero, pois somos uma empresa formada por mulheres em cargos de gestão, e nossos produtos visam incentivar brincadeiras sem a distinção de gênero, proporcionando a meninos e meninas o desenvolvimento de suas habilidades. 

Outro fator social que consideramos fundamental é o incentivo ao desenvolvimento de fornecedores locais. De acordo com Nicole Berndt, quando optamos por consumir localmente, mais vínculos são gerados entre as pessoas. Ao consumir de pequenas empresas brasileiras, estamos fortalecendo o bem-estar das comunidades, e valorizando os talentos do nosso país.

No aspecto ambiental prezamos pelo uso de materiais renováveis, no nosso caso, a madeira. Além disso, uma parte da nossa matéria prima é proveniente de resíduos ( ou seja, madeira descartada por outras indústrias). Também utilizamos tintas à base de água na maioria das peças e preferimos usar embalagens de papel reciclável. 

Outro aspecto é a durabilidade dos brinquedos. Quanto maior for a sua vida útil, melhor para o planeta! Eles devem ser pensados para durar, tanto na sua composição, quanto no tipo de brincadeira que propõem. Por isso, os brinquedos que mais se encaixam nessa categoria são aqueles que apresentam algum tipo de desafio para a criança, permitindo o livre brincar, de modo que elas possam inventar novas brincadeiras usando a imaginação na medida em que crescem, prolongando o uso. 

Além de tudo isso, os brinquedos sustentáveis são uma ótima ferramenta pedagógica para ensinar às crianças sobre ecologia e o uso responsável dos recursos do planeta! 

Na Lume, produzimos brinquedos de madeira, com o objetivo de proporcionar toda essa experiência para as crianças. Nossa missão é entregar brinquedos que permitam a expressão e o desenvolvimento de toda a imaginação e potencial dos pequenos.

Quais são as vantagens dos brinquedos feitos de madeira?

Brinquedos feitos de madeira estão presentes na humanidade desde os tempos antigos. O pião, por exemplo, já existe desde a Grécia Antiga e ainda é fabricado até hoje com o mesmo formato. 

As gerações passadas, como a dos nossos avós, conviveram muito mais do que nós com brinquedos de madeira. Isso porque, a partir dos anos 1980, a indústria passou a ser dominada por brinquedos de plástico ou com componentes eletrônicos. Contudo, passou a existir aí um paradoxo: ao mesmo tempo que o plástico e alguns metais demoram centenas de anos para se decomporem na natureza, a maioria dos brinquedos produzidos com esses materiais são frágeis e facilmente substituíveis.

Na contramão disso, os brinquedos de madeira continuam imbatíveis no quesito durabilidade e sustentabilidade!

A madeira é um material natural e renovável, que desde sua formação até o descarte está em sintonia com a natureza. As árvores crescem, capturando gás carbônico e liberando oxigênio. Depois que a madeira é utilizada, ela pode ser reutilizada ou então voltar à natureza com a compostagem, levando nutrientes ao solo.

Quando brinquedos de madeira quebram, riscam ou descolam,  é possível, em muitos casos, consertar ou limpar. As marcas deixadas com o uso são relatos dos momentos pela criança e a família.

“Os brinquedos de madeira vão além da proposta simplesmente pedagógica, são brinquedos que convidam toda a família a brincar e criam memórias afetivas. Os brinquedos do Gael vão atravessar gerações, vão ficar em nossa família pra sempre. Quando dei os primeiros brinquedos para ele e o via arranhar, sentia dó. Mas comecei a pensar que no futuro vamos olhar para cada marca e lembrar da história dele. Agora, quando compro um brinquedo novo de madeira, quero mesmo é que ele brinque e deixe marcas de ´brinquedo gasto´, pois quero ver a história dele contada ali.”

Hérlon Costa, pai do Gael e geólogo.

Na família da Iza o brinquedo que atravessou gerações foi a carretinha de madeira.

“A carretinha fez parte de muitas brincadeiras minhas, dos meus irmãos e primos. Nosso pai era caminhoneiro e trouxe de uma viagem. Lembro de fazermos circuitos na areia com rampas e obstáculos para depois manobrar nela. Hoje é emocionante ver meus sobrinhos, os filhos dos nossos primos e a minha filha brincando com a mesma carretinha. A gente ensina eles a encherem a carroceria de areia ou frutinhas, e depois soltarem o carregamento no chão. E eles inventam brincadeiras, como sair correndo e puxando ela por aí. Quando entregamos a carretinha ao Bernardo e à Bella, a tinta dela estava bem gasta, além de estar riscada. Até pensamos em reformar, mas aí em um dia em que as crianças estavam brincando com tintas, fizeram a sua arte e pintaram ela, então temos dó de reformar e perder essas marcas.”

Izabela Zanluca, mãe da Lara, co-fundadora da Lume e arquiteta.

A madeira naturalmente apresenta marcas – veios, tonalidades, formatos – que são características únicas e esteticamente muito bonitas. É importante que as crianças se habituem a estar em contato com materiais naturais que não são padronizados, e que oferecem experiências estéticas e sensoriais muito valiosas!

Exemplos de brinquedos sustentáveis e duráveis 

Quer dicas de brinquedos que permitam renovar as brincadeiras e que podem passar de geração para geração? 

Blocos

Os brinquedos de blocos que podem ser montados em diferentes estruturas e formatos são um bom exemplo de brincadeira que dura por gerações! Quem lembra de brincar com peças de Lego ou então montar aquelas casinhas de madeira? Montar blocos é uma atividade interessante para várias idades, pois ajuda, principalmente, a desenvolver a coordenação motora e o raciocínio das crianças, podendo aumentar o grau de complexidade de acordo com a etapa de desenvolvimento. 

A Lume tem algumas coleções de brinquedos nessa categoria, com destaque para a Cidadela, que permite construir várias estruturas de cidade, abrindo as portas para a criatividade! 

Faz de conta

Brinquedos que permitam a imaginação e o livre brincar são atemporais. Até por volta dos 3 anos de idade, a criança pode brincar manuseando as peças e reconhecendo formatos e pesos. A partir dessa idade, ela já começa a ensaiar suas primeiras brincadeiras de faz de conta, e vai tornando-as cada vez mais complexas conforme cresce e adiciona outros tipos de brinquedo.

Uma boa opção para despertar a imaginação dos pequenos são brinquedos que representam alguma coisa do mundo real. Dentro dessa categoria, estão os brinquedos de carrinhos, bonecas, animais, comidinhas e etc. Na Lume, indicamos brinquedos como o Mini Carro, e os kits de Pessoas e Árvores

 

Construção

Construir novas coisas utilizando peças é uma maneira não só de exercitar a coordenação motora e o raciocínio, mas também de desenvolver, desde cedo, noções básicas de matemática e engenharia. Os brinquedos de construção permitem às crianças fazerem inúmeras invenções e utilizá-las junto com outros brinquedos diferentes em diversas possibilidades de brincadeiras! 

Na Lume, temos os kits da Coleção Inventando, que permitem construir robôs, monstrinhos, máquinas, e utilizar ferramentas e consertar as suas próprias criações! 

 

Desafio

Desafiar as crianças com jogos e brincadeiras pode ser uma maneira de unir aprendizado e diversão em uma coisa só! Os brinquedos que apresentam algum desafio podem ficar mais complexos de acordo com a faixa etária, sempre buscando desenvolver mais as aptidões de raciocínio e solução de problemas dos pequenos. Um bom exemplo são brinquedos que podem formar circuitos, como o jogo de dominó, que existe já há várias gerações!

A Lume tem a sua própria versão do jogo de dominó na Coleção Desafios, além de outros jogos interessantes e muito desafiadores para todas as idades como a Corrida de Bolinhas e o Desafio do Equilíbrio

 

Reciclados

Os brinquedos feitos com materiais reciclados, ou sucata, são uma ótima opção de brinquedo sustentável que ajuda a conscientizar sobre o meio ambiente. Eles podem ser feitos por artesãos habilidosos ou amadores, que utilizam os mais variados materiais que iriam para o lixo, dando uma sobrevida para eles antes de retornarem à natureza.

Também é possível propor que as próprias crianças inventem seus brinquedos com sucata, e construam livremente de acordo com sua imaginação. Quem se lembra do personagem “Garfinho” do filme da Pixar Toy Story 4? Ele é um exemplo muito divertido que as crianças podem curtir em replicar elas mesmas! 

Brinquedos artesanais

São brinquedos feitos manualmente por uma pessoa, que chamamos de artesão ou artesã. Geralmente utilizam materiais como madeira, tecido, algodão para confeccionar os brinquedos. Há muitas histórias de artesãos e artesãs que iniciaram o trabalho fazendo brinquedos para seus filhos, netos e sobrinhos e depois continuaram fazendo sua arte para vender. Aqui, podemos citar: carrinhos, bonecas de pano, fantoches, jogos (como as 5 marias), bilboquê, pião, casas de madeira e miniaturas, e vários outros.

Dica: fazer rodízio de brinquedos

Uma prática sustentável para dar mais vida útil aos brinquedos pode ser fazer um “rodízio” entre os itens que o seu filho tem em casa. Esse exercício consiste em revezar os brinquedos em grupos, para que a criança brinque com eles por um tempo, e vá alternando entre outros grupos selecionados de acordo com o seu interesse. 

Os brinquedos que não estão sendo utilizados no momento podem ser lavados e reparados com calma, ou até emprestados para outra criança próxima ou da mesma família. Um efeito bacana do revezamento é que assim que a criança passa um tempo longe de determinado brinquedo, ela pode esquecer dele, mas quando ele retornar, pode parecer que ela está descobrindo aquele item pela primeira vez e ele passa a ser de mais uma vez a “novidade”. Assim, se reduz a urgência de comprar novos brinquedos sempre, pois os antigos “reaparecem” de tempos em tempos e despertam o encanto dos pequenos com novas ideias de brincadeiras!

Reposição brinquedos Lume

Temos uma novidade muito bacana que vem para reforçar o nosso compromisso com a sustentabilidade!

A partir de agora, a Lume comercializa peças de reposição sob demanda para todas as nossas linhas de brinquedos! Se você tem um brinquedo Lume e perdeu ou quebrou alguma peça, pode entrar em contato conosco por meio do e-mail [email protected] ou pelo Whatsapp (48) 99181-9639.

Por fim, esperamos que esse texto tenha ajudado você a conhecer um pouco mais sobre a relação entre a sustentabilidade e as brincadeiras das crianças perto de você! Mesmo que seja uma ação “simples” perto de todo o problema, escolher brinquedos sustentáveis é uma forma muito válida de contribuir para diminuir a pegada ambiental e ao mesmo tempo educar os pequenos sobre o tema, com responsabilidade e diversão!