Criar um espaço exclusivo para as brincadeiras das crianças favorece o desenvolvimento e a diversão da criançada

Você sabia que ter acesso a uma brinquedoteca é importante para o desenvolvimento infantil?

A brinquedoteca, ou ludoteca, é um espaço criado e organizado para as crianças brincarem, e seu nome está ligado ao termo “biblioteca”, como uma biblioteca de brinquedos. Esses espaços podem ser coletivos ou privados, e se inserem em diferentes tipos de instituições, como, por exemplo, clínicas, hospitais, consultórios médicos, centros de lazer, centros comunitários, shoppings, restaurantes, cafés, academias, em casa, ou em qualquer lugar onde surja essa demanda.

A principal vantagem de ter um espaço exclusivo para brincadeiras é a possibilidade da criança brincar livremente, sem obstáculos como em outros cômodos, porém com toda a segurança. Ao brincar, os pequenos também desenvolvem suas aptidões físicas e cognitivas, além de exercitarem a convivência com outras crianças de idades diferentes e aprenderem regras de convivência ao partilharem os brinquedos e se engajarem em brincadeiras coletivas. 

Com os desdobramentos recentes da pandemia do Covid-19, as crianças passaram a ficar mais tempo em casa ou em lugares fechados, e muitos pais podem ter sentido a necessidade de criar um espaço mais preparado para as brincadeiras no lugar onde moram. A seguir, separamos algumas ideias sobre o que ter em mente na hora de criar uma brinquedoteca, e quais características ela precisa ter de acordo com o espaço (coletivo ou privado) onde ela estiver localizada. 

Como montar uma brinquedoteca?

Existem diversos modelos de brinquedoteca, desde aquelas dentro de casa, pensadas especialmente para a necessidade de cada filho, até aquelas localizadas em espaços coletivos, que levam em conta o tipo de público e a quantidade de crianças que frequentam o espaço. 

Na internet é muito comum encontrar referências com designs específicos montados para o público infantil, mas esse é só um dos elementos a ser incorporado. O importante é proporcionar às crianças um ambiente lúdico, desafiador e seguro, onde elas possam desenvolver autonomia e criatividade. Além disso, o espaço de convivência da brinquedoteca é uma oportunidade para que os pequenos se sintam independentes, e experimentem o mundo a partir da interação com diferentes brinquedos e objetos de diversas texturas, cheiros, sons, e até mesmo a natureza, quando possível!

Listamos alguns elementos que não podem faltar na sua brinquedoteca:

Brinquedos!

A seleção dos brinquedos é muito importante para montar um espaço dedicado a eles. Primeiro, é preciso pensar qual é a faixa etária das crianças que irão frequentar o local, ou se serão crianças de idades distintas. O tamanho da sala também influencia, pois pode haver um limite maior ou menor de espaço físico. 

Algumas brinquedotecas costumam organizar o ambiente seguindo a proposta de desenvolvimento de Piaget, com brinquedos de imitação, faz de conta, de regras sociais, de encaixe, de criatividade, de memória, materiais de desenho e pintura, entre outros. 

Porém, essa não é uma regra absoluta. O espaço precisa oferecer certa variedade de opções de brincadeira, compatíveis com o interesse de cada faixa etária que frequenta o local. Algumas opções são blocos de montar, jogos de encaixe, quebra-cabeças, quadros, papel, giz de cera, massinha, bonecas, carrinhos, objetos de casa e utensílios domésticos, que imitam as tarefas do lar, a lista é infinita!

Os Brinquedos de madeira são recomendados por terem maior durabilidade e resistência. Se a brinquedoteca estiver localizada em um espaço coletivo e for frequentada por crianças de todas as idades, indicamos brinquedos como o Arco-íris, a Cidadela, o Formas, o Pessoas, o Árvores, o Vilarejo e o Casas, que permitem inúmeras formas de brincar, despertando o interesse de diferentes faixas etárias – desde bebês de 1 ano até crianças com mais de 7 anos – e compostos por peças grandes. 

O Construindo a Estrada também é um brinquedo interessante para a brinquedoteca, pois permite diversas interações. Recomendamos que, em espaços muito movimentados, suas peças sejam coladas, formando uma estrada fixa, para evitar que as peças se percam ou fiquem soltas.

Legenda: Os brinquedos Construindo a Estrada, Cidadela, Arco-íris, Formas, Árvores e Pessoas são indicados para brinquedotecas localizadas em espaços coletivos.

Se a brinquedoteca for localizada em um espaço privativo, a seleção de brinquedos pode ser feita de forma mais personalizada, a partir da idade e do gosto de cada criança que a utilizará. 

 A Lume oferece brinquedos para as diversas faixas etárias, que estão disponíveis no site

Uma sugestão é fazer o rodízio de brinquedos, ou seja, deixar alguns deles disponíveis para a criança brincar por um tempo, e trocá-los frequentemente por outros. Essa prática contribui para que a criança retome o interesse por aqueles brinquedos que ficaram um tempo indisponíveis, evitando, assim, o excesso de informação e de objetos – uma situação que pode dificultar a interação, a capacidade de concentração e o aprendizado dos pequenos.

Cantinho da leitura

Um cantinho confortável rodeado de livros infantis não pode faltar em uma brinquedoteca! E se esse lugar tiver almofadas e pufes confortáveis, melhor ainda. Até as crianças que ainda não possuem o hábito de ler irão se render às historinhas. 

Cantinho da soneca

Segundo a pedagogia de Waldorf, a criança precisa respeitar um ritmo, que alterna momentos de expansão e de contração. Fazer intervalos para o relaxamento e descanso entre as brincadeiras é tão importante quanto brincar, e aumenta a sensação de bem-estar. O espaço dedicado à soneca precisa ser confortável, com pufes, almofadas e até um cobertorzinho à mão e a possibilidade de ficar em um canto mais escurinho, como por exemplo uma cabaninha. Dependendo do tamanho do espaço, esse cantinho pode ser o mesmo do da leitura, pois, por vezes, os pequenos podem acabar dormindo enquanto estão lendo.

Estímulo à organização

Para manter o espaço da brinquedoteca sempre limpo e organizado, é possível contar com a ajuda das próprias crianças. Além de ser um estímulo para a autonomia e a disciplina, cuidar dos brinquedos ensina a ter responsabilidade para que nada se quebre ou estrague.  Cestos e caixas organizadoras na altura do alcance das crianças são os maiores aliados para manter tudo em ordem.

Legenda: Organização dos brinquedos: utilize prateleiras e cestos, e disponha os brinquedos de forma a estimular a organização e o interesse da criança.

Exposição artística

A brinquedoteca pode ser um espaço artístico para que as crianças façam seus projetos e tenham onde exibi-los. Além de disponibilizar materiais de artes, como lápis de cor, giz de cera, tintas, cola, tesoura, etc, é possível destacar uma parede para que os pequenos mostrem suas obras de arte. Também é possível estimular os dotes artísticos deles escolhendo pôsteres e quadros criativos que despertem a criatividade. Essa valorização do trabalho das crianças e a liberdade de criação contribuem para a estimular a autoconfiança.

Mobiliário

Uma brinquedoteca bem pensada não precisa de uma grande quantidade de móveis. A prioridade é escolher os itens corretos para compor o espaço, privilegiando a praticidade e a organização, em especial em salas pequenas. Estantes baixas, mesas e cadeiras na proporção do tamanho das crianças, tapetes e móveis para dispor os brinquedos de maneira acessível são a melhor opção.

Luz natural

Sempre que possível, coloque a brinquedoteca em espaços com acesso à luz natural, ou perto de uma área externa que as crianças possam usar. As janelas são importantes para trazer luz e ventilar o espaço, mas devem apresentar características que garantam a segurança. 

Lugares onde é possível montar uma brinquedoteca

Casa

Ter um espaço pensado apenas para as brincadeiras dos filhos é o sonho de muitos pais. Além de diminuir consideravelmente a bagunça causada pelos brinquedos das crianças no resto da casa, a brinquedoteca é um espaço onde os pequenos podem se sentir livres e seguros para brincarem em paz, enquanto os pais conseguem focar em outras tarefas da casa ou do trabalho. 

Estabelecimentos como restaurantes, shoppings, comércios em geral

Dependendo do estabelecimento comercial, como restaurantes, shoppings, lojas ou escritórios, é possível disponibilizar uma brinquedoteca de acordo com a demanda dos frequentadores. Em um jantar, por exemplo, os pais podem desfrutar a comida com mais tranquilidade enquanto os filhos se divertem. Já em shoppings ou grandes lojas e centros comerciais é comum encontrar brinquedotecas pagas com vários atrativos, embora também existam opções gratuitas.

Disponibilizar um local preparado para as crianças se divertirem enquanto os pais passam momentos de lazer, ou até mesmo de trabalho, vem ao encontro de atender a uma demanda crescente de pais que querem conciliar os cuidados com suas crianças com as diversas atividades que desempenham.

Um exemplo de brinquedoteca em restaurante é a do Na Brasa Costelaria, localizado em Florianópolis. A proprietária, Angela de Azambuja Monguilhott , organizou um espaço para receber as crianças, inspirado nos brinquedos e brincadeiras que suas filhas gostam. A brinquedoteca conta com cabaninha, gangorra, rampa de escalada e muitos brinquedos de madeira da Lume:

Legenda: Nessa brinquedoteca estão disponíveis diversos brinquedos de madeira da Lume, abrangendo brincadeiras para todas as faixas etárias.

Um outro exemplo é o Caracóis&Caramujos, também em Florianópolis, que nasceu como um espaço de encontro pensado para receber adultos e crianças com amor e atenção em todos os detalhes. E se tornou também um coworking que recebe os papais e cuidadores que precisam de um local agradável e equipado (com mesa compartilhada, internet, sala de reunião e muito café quentinho). 

Enquanto os adultos usufruem de um espaço de trabalho, no qual a criatividade e o senso empreendedor podem fluir, com foco e tranquilidade, eles podem estar perto de suas crianças, que são recebidas e cuidadas pela equipe no Espaço de Brincar: um espaço preparado com brinquedos que estimulam a imaginação, proporcionam momentos de alegria, interação e muito livre brincar. Sobre a importância de receber as crianças em um local preparado para elas, Glenda Barcarol e a Aline Fedoruk , fundadoras e sócias do Caracóis&Caramujos, respectivamente, falam:

Nós do Caracóis&Caramujos acreditamos que, assim como nos alimentamos para crescer, brincamos para estimular situações, testar limites, entender como o mundo funciona. Acreditamos que quando uma criança carrega uma boneca nos braços, faz comidinhas, cria cidades e castelos, explora nosso deck ou entra no mundo mágico dos livros, ela está entendendo o que ela gosta, percebe o outro, o mundo e a si mesma. Um processo lindo de se ver e viver.

Legenda: Uma parte do Espaço de Brincar do Caracóis&Caramujos, planejado para que as crianças possam brincar com autonomia.

Legenda: Os brinquedos Arco-íris Pessoas, Cidadela, Formas e Baby Carro permitem o livre brincar para diversas faixas etárias.

Hospitais e consultórios médicos

Em instalações de saúde, as brinquedotecas costumam atender necessidades específicas. Elas podem ajudar a amenizar o desconforto de crianças internadas durante o tratamento, ou distrair as crianças impacientes que esperam por uma consulta com o médico.

No caso dos hospitais, por exemplo, é necessário um cuidado redobrado com a possibilidade de contaminação, pois algumas crianças em tratamento de doenças infectocontagiosas ou com baixa imunidade podem passar vírus e bactérias umas às outras. Por isso, o ambiente e os brinquedos devem ser constantemente esterilizados. 

Condomínios

As brinquedotecas coletivas em condomínios devem ser pensadas para crianças de uma faixa etária mais ampla, para atender todo mundo, ou mudar de acordo com a demanda dos residentes, por meio de assembléia. Ter um espaço de brincadeiras seguro e próximo de casa traz tranquilidade aos pais, que podem aproveitar para se dedicar às suas atividades pessoais enquanto os filhos se divertem.

Como garantir a segurança na sua brinquedoteca?

As questões de segurança e bem-estar são muito importantes para garantir que as crianças não se machuquem ou fiquem expostas a perigos durante a brincadeira. De preferência, a brinquedoteca deve ser localizada perto de banheiros adequados aos pequenos, com água corrente e boa iluminação.

Também é preciso estar atento e evitar perigos causados por degraus, quinas, tomadas e fios expostos, e avaliar a necessidade de itens de segurança, como pisos e tapetes antiderrapantes, protetores de portas, etc. Confira algumas dicas de segurança:

Móveis: evite mobiliários que possam representar risco de queda ou de bater em quinas ou farpas. Prefira móveis com cantos arredondados e, quando possível, planejados especialmente para o espaço.

Brinquedos: Em hipótese alguma, deixe uma criança ter acesso a brinquedos que não são para a sua faixa etária. As crianças menores podem engolir peças pequenas ou causar outros acidentes. Tire do alcance delas os brinquedos contraindicados para a idade. 

Janelas: Em apartamentos e em locais que não sejam o andar térreo, é importante que as janelas tenham redes ou grades de proteção para evitar quedas. Isso pode evitar acidentes gravíssimos. 

Ao seguir essas dicas, montar uma brinquedoteca será mais fácil do que parece! Todo o esforço irá valer a pena, pois dedicar um espaço exclusivo para as brincadeiras é um ato de amor pelas crianças e uma chance de ouro para que elas se desenvolvam com o carinho e a atenção que merecem.