Conheça sobre a categoria de brinquedos que auxilia no desenvolvimento infantil 

Dando sequência à nossa conversa do texto anterior sobre este mesmo tema, vamos falar sobre os brinquedos montessorianos, que são uma importante ferramenta para a aplicação do método Montessori  para o  desenvolvimento infantil.

Os brinquedos desempenham uma função relevante no aprendizado, pois oferecem novas experiências ao mesmo tempo em que mantêm o aspecto lúdico. Por essa razão, no método Montessori, os brinquedos devem estar sempre ao alcance da criança, tanto na escola quanto em casa. 

Via de regra, não existe uma categorização rígida que define um brinquedo como montessoriano ou não, afinal, nas mãos  da criança, qualquer objeto tem o potencial de virar um brinquedo. Mas podemos sim classificar um brinquedo como montessoriano de acordo com algumas características inerentes a eles. 

Existe uma distinção básica entre brinquedos, que podem ser separados entre aqueles que “não precisam da criança” e os que “precisam da criança”. 

Os primeiros são aqueles que não propõem uma interação específica com os pequenos, servindo mais como um “show”, onde o brinquedo anda ou fala sozinho, gira, emite luzes, etc. Já os outros são os brinquedos considerados “educativos” ou “criativos”, que demandam a interação da criança para que a brincadeira aconteça, estimulando a descoberta e a experimentação.  

Geralmente, os brinquedos utilizados no método Montessori são construídos com materiais naturais, como metal, madeira, tecido, entre outros, possuem cores primárias ou cores leves e são agradáveis ao toque. Eles também são de fácil manuseio, privilegiando a experiência lúdica e sensorial da criança. 

Esses brinquedos também devem ser introduzidos no universo infantil de acordo com a faixa etária correspondente, respeitando cada etapa de desenvolvimento. O objetivo é fazer com que eles simulem a descoberta do mundo por meio de experimentação material de formatos, cores, materiais, texturas, sons, etc, estimulando os cinco sentidos. 

Vantagens dos brinquedos montessorianos

A principal vantagem que as crianças ganham ao terem acesso aos brinquedos montessorianos é a possibilidade de se divertirem enquanto aprendem habilidades importantes para o seu desenvolvimento motor e intelectual. Além disso, a brincadeira estimula a percepção, a coordenação, a interação social, ao mesmo tempo em que fortalece a autonomia do indivíduo.

Hoje, vivemos imersos em uma cultura de consumo, tanto material quanto de informações, que pode ser uma grande fonte de estresse para o desenvolvimento infantil. Por terem também como princípio a simplicidade, os brinquedos montessorianos proporcionam uma “pausa” em meio a tantos outros brinquedos com informações demais, o que acaba por despertar o interesse da criança para tarefas mais elaboradas. Apesar de serem considerados mais “simples”, esses brinquedos possuem profundidade de conteúdo, oferecendo horas de brincadeira por meio da repetição e dos desafios intelectuais. 

Acesso aos brinquedos

O método Montessori de ensino estimula as crianças a terem acesso direto aos brinquedos, criando familiaridade com eles e facilitando a interação.

Já falamos no texto anterior sobre a importância de um ambiente preparado com objetos e móveis ao alcance das crianças, auxiliando no desenvolvimento e na autonomia. Para isso, os brinquedos precisam estar presentes em todos os lugares, e entrar de fato na rotina da criança. 

Ela precisa ter intimidade com eles e estabelecer uma relação positiva. Portanto, ela não pode se contentar com um brinquedo nem que seja difícil demais, nem fácil demais, sob o risco de ser desestimulada. É preciso que o brinquedo atenda ao seu grau de desenvolvimento e que esteja adequado às suas capacidades cognitivas naquele momento. 

Quais são os tipos de brinquedos montessorianos mais populares?

Os brinquedos montessorianos podem ter uma infinidade de características, porém, os tipos mais comumente encontrados são: quebra-cabeça, móbile, arcos, encaixes geométricos ou numéricos, torres multiformato, labirintos e aramados, tubos coloridos com bolinhas, labirintos, chocalhos, peças de montar, etc.

Quais brinquedos montessorianos você encontra na Lume?

A Lume oferece uma ampla seleção de brinquedos que podem ser usados tanto no método Montessori, quanto em outras escolas pedagógicas. 

Nossos brinquedos favorecem o desenvolvimento infantil por meio de peças lúdicas, criativas e com mais de uma possibilidade de uso. Eles permitem a exploração tátil, a experimentação do mundo e incentivam a autonomia. Por isso, podem ser usados como ferramentas valiosas para estimular os sentidos e para a aprendizagem com a prática, tanto dentro de casa quanto na escola.

Desenvolvemos brinquedos, agrupados em coleções, para as diversas fases das crianças, que irão acompanhá-las por muitos momentos da vida! 

Destacamos aqui algumas dessas coleções: 

As Coleções Desafios e Circuitos trazem brinquedos não estruturados, que oferecem inúmeras possibilidades de montagem e criação. Nelas, temos brinquedos de encaixe, de labirinto, blocos de montar, circuitos com canaletas e peças de passagem. Com esses brinquedos a criança vai aprender com a prática, na brincadeira, diversos conceitos importantes relacionados à noção de espaço, gravidade, velocidade, aceleração, além de treinar sua coordenação motora, senso de planejamento e a relação entre causa e efeito.

Brinquedos Montessorianos: circuitos

Outra coleção muito interessante e desafiadora para as crianças é a nossa Coleção Inventando, nela você vai encontrar ferramentas que misturam formas, engrenagens, parafusos e tudo o que um bom inventor precisa para criar e ser protagonista das suas invenções! 

Brinquedos Montessorianos: Coleção Inventando

Na coleção Mundo Lume temos diversos conjuntos com elementos, formas e cores, que possibilitam inúmeras combinações entre suas peças, para que a criança possa criar um mundo todo seu!

Brinquedos Montessorianos: coleção Mundo Lume

A coleção foi inspirada em brinquedos clássicos, recomendados por educadores como Maria Montessori e Caroline Pratt. Durante a brincadeira com os conjuntos de peças, são desenvolvidas e estimuladas habilidades como: a imaginação, a criatividade, a coordenação motora, a percepção de formas, tamanhos, cores e pesos, e a exploração, organização e planejamento de elementos no espaço. Além disso, as possibilidades de brincadeiras permitem à criança expressar seus pensamentos e sentimentos, criando histórias e significados.

São brinquedos que apoiam as habilidades da criança nas suas diversas fases de desenvolvimento, acompanhando seu crescimento, adquirindo novos significados e permitindo novos modos de brincar. Indicados para crianças a partir de 18 meses, podem acompanhá-las por muitos anos. 

Venha conhecer essas e as demais coleções que proporcionam para as crianças um brincar divertido, leve e libertador!