Como educar crianças de modo a prepará-las para viverem em um mundo onde somos desafiados todos os dias a sermos mais criativos, pró-ativos e persistentes?

Ou, uma outra forma de realizarmos essa pergunta:

Quais atividades podemos oferecer para as crianças para que sejam estimuladas a desenvolverem essas características?

E a resposta é: brincar, brincar e brincar muito!

É brincando que a criança se expressa, pensa, interage, se desenvolve.

É no ato de brincar que a criança pode explorar o espaço, se movimentar, ter experiências próprias, imaginar, criar, inventar, desenvolver resiliência!

Sendo assim, o brincar é a principal atividade da criança e podemos dizer que toda forma de brincar pode ser educativa, pois pode contribuir de alguma maneira para o desenvolvimento e construção de habilidades.

E os brinquedos educativos são aqueles que proporcionam o estímulo de diversas habilidades nas crianças, pela livre exploração durante o brincar.

Por isso, os brinquedos educativos adquirem mais e mais importância na medida em que a criatividade, a pró-atividade e a persistência se tornam características essenciais para um adulto do futuro. Te convidamos a conhecer mais sobre as habilidades que estão sendo vistas como importantes para o mercado de trabalho em um futuro próximo nesta série entitulada “Habilidades do Futuro”.

E nenhuma dessas características pode ser adquirida diante de uma tela de TV, tablet ou smartphone! Nesses dispositivos, as imagens, sons, conteúdo, tudo vem pronto. Nada te convida a imaginar. Ficamos estáticos, apenas observando, nos tornamos espectadores sem ação.

Até mesmo os jogos eletrônicos, que apresentam representações tridimensionais e necessitam de raciocínio lógico para serem jogados, não dão conta de estimular a experiência real.

São jogos em que basta apertar um botão para acontecer o que está programado. É uma brincadeira passiva, onde a criança é espectadora e realiza as ações conforme solicitação do próprio jogo. Não há espaço para a imaginação e a inventividade. Então, mesmo em um contexto de crescimento da tecnologia, e sobretudo dentro desse contexto, que necessita cada vez mais de pessoas criativas, os brinquedos educativos adquirem cada vez mais relevância.

“A criança precisa interagir com objetos reais, brinquedos e pessoas” é o que diz a pesquisadora Ana Lúcia Meneghel nessa reportagem.

Quanto mais tempo a criança passa brincando e interagindo com pessoas, maiores serão suas possibilidades de desenvolver habilidades como a criatividade, a persistência e a capacidade de resolver problemas.

DESENVOLVIMENTO DA IMAGINAÇÃO E DA CRIATIVIDADE COM OS BRINQUEDOS EDUCATIVOS

A capacidade de imaginar é fundamental para sermos criativos.

E os brinquedos educativos apresentam alta permissão para as crianças imaginarem e criarem. Quanto mais simples forem os brinquedos, maior o espaço que ele abre para a imaginação.

Quando a criança está brincando com um brinquedo educativo, ela é protagonista da brincadeira! É ela que decide a maneira como irá brincar. Até pode haver uma regra, mas a criança que vai decidir sobre seguir essa regra ou inventar novas formas de brincar, de acordo com a sua fase de desenvolvimento e com o seu interesse.

Dessa forma, é exercitada a capacidade de formar imagens e ações originais a partir da sua percepção. Desenvolvendo assim, a capacidade de combinar elementos, que é a chave para a criatividade!

Imaginar, combinar elementos e criar faz parte da brincadeira!

APRENDIZAGEM A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS COM OS BRINQUEDOS EDUCATIVOS

É pelas experiências reais que acontecem as descobertas e aprendizados importantes para o desenvolvimento de indivíduos com capacidade de agir, de solucionar problemas, de serem pró-ativos e inovadores.

Por isso que os brinquedos educativos, ao oferecerem oportunidades de experimentação, são importantes aliados no desenvolvimento dessas capacidades.

Quando um problema é colocado, é necessário analisá-lo, pensar em alternativas para solucioná-lo, experimentar as possibilidades, e, finalmente, agir como prova final da solução.

Brinquedos educativos de blocos com os quais as crianças possam alcançar algum objetivo de montagem, por exemplo, permitem a geração de alternativas em busca de soluções.

A Corrida de Bolinha é um brinquedo de blocos que tem por objetivo formar um circuito para as bolinhas correrem. É precisa encontrar soluções para que o circuito funcione, seguindo conceitos físicos como espaço adequado, força da gravidade, aceleração.

DESENVOLVIMENTO DA PERSISTÊNCIA COM OS BRINQUEDOS EDUCATIVOS

Lidar com frustações, não desistir, procurar novas soluções. Se queremos que as crianças desenvolvam essas capacidades, precisamos permitir que aprendam a partir da tentativa e erro. E isso acontece por meio de atividades que permitam a experimentação. Assim, brinquedos educativos são também uma ótima ferramenta para o desenvolvimento da persistência.

“Se estas são as características que queremos estimular em nossas crianças, então vamos buscar oferecer atividades que gerem oportunidades para que isso aconteça!” Priscila Nascimento, criadora da Semente do Brincar.

Em um contexto onde a tecnologia está cada vez mais presente, nosso papel, como educadores – pais e mães, tios e tias, avôs e avós, professores e demais pessoas que convivem com as crianças – é fundamental para a geração dessas oportunidades.

Gostou da nossa matéria? Clique aqui para assinar a nossa newsletter e receba mais conteúdos.

Quer conhecer alguns brinquedos educativos? Clique aqui e conheça os brinquedos que a Lume desenvolveu para ajudar as crianças a desenvolverem suas habilidades.