4 anos de uma história que envolve liberdade, afeto e muita mão na massa!

Pra gente, o mês de julho é muito mais do que especial: ele marca a comemoração de quatro anos da Lume. A nossa pequena fábrica de brinquedos foi idealizada por duas amigas, que só desejavam expressar a devida importância às experiências vividas na infância por meio do brincar.

Oi, eu sou a Mari! Engenheira Mecânica, vim do Rio Grande do Sul para fazer Mestrado em Manufatura Sustentável. A Iza é arquiteta, e veio de Nova Trento fazer graduação em Floripa. Ela também fez Mestrado em Urbanização e cursou uma parte da graduação de Design de Produto. E como essa mistura deu origem a uma marca que promove a confiança criativa nas crianças de forma sustentável? Acompanhe o texto e conheça a nossa história!

Nosso primeiro encontro aconteceu em 2014, durante um treino para um desafio de Mountain Bike, e depois de muitos pedais, muita conversa e muita afinidade, acabamos criando a Lume, em 2017. Neste mesmo ano, uma figura muito importante entrou na vida da Lume: a Pri, que é Educadora Parental, Economista e Mãe do Rafa de 6 anos. Ela foi uma das primeiras pessoas a acreditar na Lume, revendendo os brinquedos em Floripa. Hoje, ela é uma peça fundamental na nossa trajetória.

Agora, somos três mulheres, trabalhando com muito carinho para que o brincar livre esteja, cada vez mais, presente no dia a dia das crianças.

A origem da Lume 

A ideia de desenvolver brinquedos surgiu no momento em que percebi que as opções para crianças, principalmente para as meninas, eram muito limitadas nas lojas da minha cidade. Sempre gostei muito de educação, então comecei a buscar mais informações e descobri que o brincar é fundamental no desenvolvimento infantil.

Somente após estudar sobre o tema e visitar uma feira em São Paulo, que a inspiração veio. E junto com ela, veio também a insegurança. Por não ser boa na parte estética de desenvolvimento de produtos, não queria iniciar o projeto sozinha. Foi aí que a Iza surgiu. Tocada pela intenção do projeto, e já cheia de ideias, a Iza propôs que criássemos a Lume juntas. E na semana seguinte, já estávamos planejando os detalhes da nova empresa.

Uma pedra no caminho

Apesar do projeto inovador, não conhecíamos ninguém que trabalhasse com brinquedos de madeira. Então, a nossa missão passou a ser: encontrar fornecedores que pudessem fabricar nossas ideias. Com os desenhos da Iza em mãos, percorremos as cidades da região em busca de pessoas que, não só tivessem interesse em fabricar artigos em madeira, mas que também compartilhassem do mesmo sentimento e propósito da Lume. 

Nosso primeiro produto desenhado foi a “Bancada Inventando e Consertando”. Com a concretização desse brinquedo, veio a realização de um sonho: ver meninas brincando com ferramentas, martelos e parafusos. 

Após uma longa caminhada, encontramos famílias de artesãos, fabricantes de peças em madeira e prestadores de serviços que, juntos, acabaram formando o que hoje é a nossa rede de fornecedores. Além deles, é o pai da Iza, o vovô Gilberto, quem recebe as peças em Nova Trento e embala, carinhosamente, cada uma delas para serem distribuídas pelo Brasil.

Dessa forma, nossos brinquedos são comercializados em lojas parceiras de diversas cidades do Brasil, essas lojas são formadas por pessoas que se interessam pela importância do brincar e se dedicam a levar brinquedos que potencializam o desenvolvimento das crianças.

Por que Lume? 

A palavra Lume significa luz, claridade, e é utilizada para expressar perspicácia e resplendor. Foi escolhida para ser o nome da marca ao relacionar seu significado com a genialidade e esperteza natural das crianças, o que tem tudo a ver com o nosso propósito de entregar brinquedos que permitam a expressão e desenvolvimento de toda a imaginação e potencial infantil. 

Dentro de tudo o que é Lume, estão alguns propósitos que vão além do espalhar a diversão. Cada peça de brinquedo carrega consigo valores e intenções que queremos cultivar: 

– Economia local

Nós acreditamos nos impactos positivos da nossa marca no mundo. Por isso, contrapondo a lógica da indústria de brinquedos fabricados massivamente, buscamos contribuir para com a população da região, gerando trabalho e renda na comunidade.

– Uso de materiais naturais

Acreditamos que o brinquedo possa ser passado de geração em geração, diminuindo os impactos do descarte de resíduos no planeta. Além do baixo teor tóxico, a madeira é altamente sustentável por se tratar de um material que vem da própria natureza.

– Empreendedorismo feminino

O papel ativo das mulheres, além de contribuir para o crescimento da economia, gera também empregos, transformando relações sociais padrões vigentes há séculos, trazendo liberdade e autonomia a todas. Está em nosso DNA a equidade de gênero, tanto nas brincadeiras quanto nas estruturas sociais. 

– Igualdade

Nossos brinquedos objetivam que meninos e meninas aprendam e, gradualmente, assumam responsabilidades relativas aos mundos técnico e afetivo, além de tomar decisões, liderar iniciativas, expressar opiniões e resolver problemas apropriados para a sua idade.

– Fortalecimento de vínculos 

As brincadeiras promovem interações de qualidade entre os que estão se divertindo, além de ter o poder de fazer com que a criança se sinta importante, valorizada e necessária entre seus queridos.

– Brincar livre e criativo

Desenvolvemos brinquedos para serem ferramentas para que as crianças imaginem e criem, entendendo que a brincadeira é um espaço para elaborar suas reflexões, estratégias, independência e criatividade.

– Aprendizado com a prática

Promover brincadeiras com as quais as crianças sejam estimuladas a desenvolverem capacidades, tais como: imaginar e criar, raciocinar e se concentrar, tomar decisões, ser resilientes, expressar ideias e sentimentos, dialogar e interagir.

Desde a ideação, a Lume tem como força motriz o cuidado com o próximo, traduzindo isso no extremo afeto que tem nos processos de produção de cada peça. É por isso que, quando se fala da Lume, estamos falando diretamente de um amor que ao mesmo tempo que acolhe, liberta.