Desde a primeira infância as crianças aprendem a moldar os seus comportamentos a partir das atitudes que observam em seus pais. 

Ou seja, as atividades que realizamos nos períodos que passamos com nossos filhos servem de exemplo para eles desenvolverem o seu estilo de vida e de comportamento. 

Sendo assim, este post nos convida a refletir sobre quais as características que queremos que nossos filhos desenvolvam. E se as atividades que realizamos durante o tempo que passamos com eles são exemplos para os comportamentos que queremos que eles desenvolvam. Ou se passamos a maior parte do tempo olhando para telas; 

Esperamos que nossos filhos sejam proativos? Gostaríamos que eles desenvolvam a capacidade de se comunicar e de interagir? 

Se a resposta para essas perguntas for sim, é hora de verificar quais atividades estamos realizando durante o tempo que passamos junto a eles. Pois, mais do que com aquilo que falamos, as crianças aprendem com os exemplos, ou seja, com aquilo que nos vêem fazendo. 

Essa imagem é de uma campanha entitulada “The more you connect, the less you connect”. Em tempos onde as telas ganham cada vez mais a nossa atenção, enquanto faz uma refeição, o pai está entretido com uma tela ao invés de interagir com o filho que está brincando. 

AS CRIANÇAS APRENDEM COM O EXEMPLO 

“A palavra convence, mas o exemplo arrasta. Não se preocupe porque seus filhos não te escutam, mas te observam todo o dia.”

Madre Teresa de Calcuta 

Sim, os nossos hábitos servem de exemplo para as crianças. Nós, adultos, somos inspiração para elas. 

Se passamos o tempo em que estamos junto com elas passivos, em frente a telas, é esse hábito que estaremos transmitindo a elas. 

Quando estamos mexendo no celular ou no computador, ou simplesmente assistindo TV passivamente, não estamos interagindo com quem está ao nosso redor. Para o adulto que está envolvido com as informações transmitidas pela tela, até pode ser interessante aquele momento, mas para a criança não. A mensagem que está sendo transmitida para ela é a de passividade e de pouca interação, sem oferecer estímulos que contribuam para o seu desenvolvimento. 

Mais uma imagem da campanha “The more you connect, the less you connect”. A conexão entre pais e filhos é perdida quando não há interação, quando estamos distraídos em frente a uma tela sem dar atenção ao que está acontecendo ao nosso redor. 

Para uma criança, que está em desenvolvimento, ter uma rotina ativa ao seu redor é muito importante. As crianças estão aprendendo os comportamentos a partir dos exemplos. Além disso, elas precisam de atenção positiva para desenvolverem sua segurança emocional e a autoconfiança. 

AS CRIANÇAS PRECISAM DE ESTÍMULOS PARA DESENVOLVEREM SUAS HABILIDADES 

Queremos que as crianças brinquem mais, que tenham a capacidade de interagir e de conversar. 

É brincando que as crianças aprendem, interagem e realizam experimentações que irão compor o seu conhecimento. Esse brincar pode ser com ou sem brinquedos. É um ato livre, em que as crianças utilizam sua capacidade imaginativa e que interagem com outras pessoas ou com objetos de forma ativa. Diferente de quando está em frente a uma tela, onde não há interação. 

Crianças interagem e aprendem enquanto brincam. Podemos interagir com elas também.

Para estimular as crianças a serem proativas e a interagirem, nada melhor do que o exemplo a partir da rotina que desenvolvemos nos períodos em que estamos com elas. É importante fazer com que elas convivam como uma rotina criativa e diversificada. 

Sendo assim, de que forma podemos fazer com que nossos hábitos inspirem as crianças a desenvolverem as atitudes e habilidades que esperamos que elas tenham para lidarem com os desafios que encontrarão no futuro? 

Podemos desenvolver hábitos simples que, ao mesmo tempo em que podem ser prazerosos e úteis, contribuam para inspirar as crianças a brincarem e a interagirem. 

Atividades como cozinhar, fazer algum trabalho manual, consertar objetos, limpar a casa, são ações nas quais participamos ativamente. Enquanto o adulto realiza alguma dessas atividades, a criança pode estar no mesmo ambiente brincando, e haver interação entre eles. Em algum momento, a criança pode solicitar a atenção do adulto para mostrar algo. O adulto pode parar por um momento o que estiver realizando para brincar com a criança, ou mesmo a criança pode também participar daquilo que o adulto estiver fazendo. 

Nos momentos em que estimulamos o seu brincar, participando da brincadeira enquanto realizamos alguma outra atividade, ou mesmo quando disponibilizamos um tempo para nos envolvermos totalmente com o brincar da criança, estamos contribuindo para que ela se interesse cada vez mais por realizar ações ativas, e também para que elas desenvolvam sua capacidade de interagir. 

Realizar atividades que exijam presença e participar do seu brincar nos momentos em que estamos com a criança, é uma forma de estimular o desenvolvimento saudável delas.

Esta é uma forma de estimular uma rotina diária na qual a criança estará ativa e desenvolvendo suas habilidades. Nunca se esqueça: o exemplo é o instrumento mais valioso para a educação das crianças com o qual os pais podem contar. 

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E aqui deixamos o nosso link para que veja alguns brinquedos inspiradores que possam contribuir para o brincar das crianças e para termos momentos de interação com elas.