O brincar é uma atividade que adquire tanta importância para o desenvolvimento dos bebês quanto tomar banho, alimentar-se e dormir. 

Os bebês estão iniciando a descobrir o mundo, e vão adquirindo conhecimento por meio do conjunto de experiências que vivenciam. Por isso, é tão importante proporcionar estímulos que possam ser percebidos pelo bebê, que despertem a sua curiosidade, e que contribuam para desenvolver os seus sentidos e habilidades. 

E uma ótima forma de proporcionar esses estímulos é utilizando brinquedos para bebês, que permitam ao bebê entrar em contato com diferentes cores, sons, texturas e formas. 

Brinquedos para bebês oferecem estímulos para o desenvolvimento dos sentidos e da coordenação entre as mãos e o olhar.

O PRIMEIRO BRINQUEDO DO BEBÊ É O PRÓPRIO CORPO 

O tato é uma fonte de estimulação através da pele, que abrange o corpo inteiro. O bebê aprende ao tocar, ao ser tocado, ao se mexer. Vai experienciando as sensações que o corpo proporciona, percebendo os seus movimentos, desenvolvendo o equilíbrio e a orientação. 

Também é importante a exploração tátil pela boca e pelas mãos. É a maneira que o bebê utiliza para conhecer as informações. 

Para obter informações sobre um objeto, o bebê o reconhece com a utilização das mãos e da boca.

É POR MEIO DOS SENTIDOS QUE DESCOBRIMOS O MUNDO 

Entender melhor sobre como os cinco sentidos são desenvolvidos no bebê é importante para sabermos oferecer os estímulos adequados, que irão contribuir para potencializar o seu desenvolvimento. 

Quando brincam, os bebês adquirem conhecimento sobre o mundo por meio do tato, do paladar, da audição, do olfato e da visão. 

Quanto mais informações que estimulem os diferentes sentidos um brinquedo para bebê tiver, maior vai ser a integração gerada dos diversos conhecimentos. Para isso, é importante oferecer informações diversificadas e que possam ser percebidas pelo bebê. Esteja atento: 

  • Os sons, sem excessos, são importantes para estimular a audição dos bebês e despertar a sua curiosidade. 
  • O contato com texturas diferentes e com materiais que possuem diferentes temperaturas, resistências, pesos e informações sensoriais – como cheiros e gostos – , vai trazer informações para o bebê, importantes para construir a sua base de conhecimento. São exemplos de materiais interessantes para brinquedos de bebês a madeira e os tecidos, que oferecem diferentes informações sobre o que é macio e duro, liso e felpudo, rígido e moldável. 
  • Brinquedos para bebês de 0 a 12 meses devem apresentar cores contrastantes para servirem de estímulo para a visão. Ao nascer, o bebê ainda não enxerga bem. Ele passa a distinguir melhor as cores somente por volta dos 12 meses. Antes disso, são as cores contrastantes que chamam a atenção e oferecem estímulos para o seu desenvolvimento. Os tons pastéis, usualmente utilizados em roupas e na decoração, não oferecem esses estímulos. Dicas para estimular a visão são: utilizar tecidos e mostrar imagens e objetos com cores que contrastam entre si. 
  • O bebê está desenvolvendo a coordenação entre a mão e o olhar. Para isso, é importante o manuseio de objetos. Brinquedos para bebês que mudam de forma conforme são manipulados, geram uma ação que gera curiosidade, surpresa, e ajudam a desenvolver essa coordenação. 
  • É fundamental que os brinquedos para bebês e para as diversas faixas etárias sejam certificados pelo Inmetro. Isso garante que eles tenham o tamanho adequado para serem manipulados por bebês e que estejam livres de substâncias tóxicas. 
Contraste de cores, diferentes características de materiais e mudanças de forma trazem informações para o bebê, importantes para o desenvolvimento de sua percepção sobre o mundo.

Com base em todas essas informações, podemos dizer que toda a sucessão de experiências sensorias é extremamente importante para o bebê formular os seus conceitos abstratos e conhecimento sobre o mundo, e para entrar nas fases seguintes de desenvolvimento. Esse assunto é tão importante quanto a alimentação e o sono, pois se o bebê não tem estímulos, não tem informação para desenvolver a sua percepção. 

A interação dos pais com o bebê também é muito importante. Dicas para brincar com o bebê  são: aproximar o brinquedo do seu rosto e afastar, fazer movimentos suaves para que o bebê acompanhe o objeto com o olhar, deixar o brinquedo próximo a ele para que tenha curiosidade de mexer e explorar.  

Estimular o brincar das crianças desde os primeiros meses é saudável e prazeroso.

Gostou da nossa matéria?  Clique aqui  para assinar a nossa newsletter e receber mais conteúdos.  

Quer conhecer alguns brinquedos sensoriais para bebês de 4 a 12 meses?

Clique aqui e conheça a coleção Brinquedos Sensoriais que a Lume desenvolveu especialmente para bebês que estão começando a conhecer o mundo.